Pontilhão de pedra

O pontilhão de pedra foi construído ainda no século 19, para a construção da Ferrovia Centro Atlântica, pelo engenheiro Honório Bicalho, que dá nome ao distrito. Está localizada às margens da Estrada Real, entre os distritos de Honório Bicalho e Santa Rita. Resistente, a ponte perdura ao tempo, ainda com estrutura para suportar a passagem de trens de bitola métrica. Um belo cartão postal.

Santuário Bom Jesus do Matozinhos

Construído em 1760, o Santuário Bom Jesus do Matozinhos foi erguido em um dos pontos mais altos de Honório Bicalho. A presença do santuário teve papel primordial na fundação do distrito. Embora sua arquitetura tenha passado por alterações com o passar do tempo, suas características barrocas ainda prevalecem. No período de 14 a 21 de setembro é celebrado o Jubileu de Bom Jesus de Matozinhos, quando o santuário é visitado por fiéis de várias partes do estado, com finalidades turística e religiosa. Aberto ao público, é um excelente cartão postal para visitação. A administração é de responsabilidade da Igreja Católica.

Estação Ferroviária de Honório Bicalho

A capacidade de contar sua história faz do homem um ser único e o valor desta história está nos traços deixados pelo caminho percorrido. Mas as palavras mudam com tempo e os traços se desgastam. Então só os que viveram a história têm, em suas lembranças, a fidelidade dos fatos; as cores, os sons, os cheiros...

A estação de Honório Bicalho, em plena atividade. Eram duas edificações e uma plataforma coberta. Uma arquitetura rara que se perdeu no tempo.

Antiga ponte sobre o Rio das Velhas

Destruída por uma enchente em 1997, a ponte centenária de madeira foi, por décadas, o único acesso à região central do distrito de Honório Bicalho. Ainda foi utilizada para a travessia, sobre o Rio das Velhas, de todo recurso que chegava através da ferrovia, para Nova Lima. Por mais que não fosse prática nos dias de hoje, seria um grande atrativo turístico e cartão postal de Honório Bicalho.

Ao lado a Usina do Gaya.

Foto: MMV.

Um pouco da história de Honório Bicalho

Produzido pela TVNL e pela Prefeitura Municipal de Nova Lima em 2013, o vídeo pertencente ao projeto "Seu Bairro, Sua História" apresenta um pouco da história de Honório Bicalho. Assista: