A escassez das chuvas e as fontes alternativas aproveitamento e reúso de água

As chuvas deste verão vem sendo insuficientes para manter o nível do Rio das Velhas alto o suficiente, de modo que garanta o abastecimento de água à população atendida pela estação de tratamento da Copasa de Honório Bicalho. De acordo com o monitoramento da companhia de abastecimento, as últimas chuvas que caíram no Alto Rio Das Velhas garantiram o aumento da vasão do rio, mas tão logo as chuvas cessaram, o nível voltou a cair para um nível não muito mais elevado do que o do período anterior. Como o uso de algumas fontes alternativas no bairro foi interrompida por iniciativa pública e privada, a população pode recorrer a outras fontes naturais sazonais, como a coleta, tratamento e armazenamento da água pluvial. Para acompanhar a vasão do Rio das Velhas clique aqui.

Existem algumas técnicas de baixo e médio custo, que garantem compensação, tanto na redução do uso da água fornecida pela Copasa, quanto pela disponibilidade na residência. Estas técnicas consistem na captação, filtragem e armazenamento de água para consumo em vasos sanitários, irrigação e limpeza de terreiros e calçadas ou até mesmo o tratamento para consumo humano. Porém, para que a água alcance a pureza necessária, após a captação, filtragem e armazenamento, é preciso que a água passe por mais três níveis de filtragem, desinfecção por ultra violeta e fervura.

Outra forma de reduzir o consumo de água potável é realizar o reuso da água utilizada em banhos e pias. Com baixo investimento é possível encaminhar a água utilizada para descarga sanitária.

Receita Federal determina prazo para declaração de Imposto de Renda 2015

Este ano cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao fisco. O prazo para a entrega começa no dia dois de março e encerra-se no dia 30 de abril. O programa gerador da declaração deverá ser lançado até o final de fevereiro. A multa por atraso de entrega será de 1% ao mês-calendário, até 20% - valor mínimo R$165,74. Alguns limites foram corrigidos em 4,5% em relação ao ano passado. Confira tabela.

A declaração poderá ser feita através do Programa da Declaração IRPF ou on line, com e-Cac.

Cursos gratuitos pela internet 

A Fundação Getúlio Vargas, através do seu portal, oferece diversos cursos gratuitos pela internet. São diversas áreas de interesse que proporcionam ao aluno conhecimentos gerais em empreendedorismo, gestão pessoal, meio ambiente, empregabilidade, entre outros. Para se cadastrar basta acessar o link, escolher o curso e programar-se. Uma boa oportunidade para enriquecer seu currículo.

E para os amantes da tecnologia, a Intel mantém o portal Next Generation Center, onde é possível desfrutar de conhecimentos das áreas de gestão, inovação tecnológica e TI.

Serviços:

Consulte horários de ônibus de circulação municipal e intermunicipal de Honório Bicalho.

Boletos:
    Detran: IPVA/Licenciamento, DPVAT.